NEA participou da oficina do Projeto Estaleiro de Saberes, na comunidade de Areia Branca Piató.

   A oficina aconteceu nesta sexta-feira, na comunidade de Areia Branca Piató e contou com a participação de: Chico Lucas (Agricultor e Pesquisador), Wyllys Farkatt (Reitor do IFRN), Conceição Almeida (Pesquisadora da UFRN), Louize Gabriela (Professora do IFRN), Vianey Pimentel (Coordenador do NEA), Bolsistas do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFRN – Campus Ipanguaçu, Coletivo Terres, estudantes e professores da UERN – Campus Açu, coordenadores e professores da Secretaria de Educação de Ipanguaçu, Secretaria de Educação de Açu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

   O projeto tem por objetivos viabilizar uma formação que tem por base a troca de saberes e uma construção coletiva de conhecimento, contribuindo para a valorização, reconhecimento da cultura e os saberes locais, além do diálogo entre ciência, universidade e sociedade. Composto por 4 encontros, o primeiro estaleiro de saberes teve por tema a TERRA. Destaca-se a importância do diálogo estabelecido entre os dois ministrantes da oficina: Wyllys Farkatt com sua formação em biologia e Chico Lucas de 74 anos, que mesmo sem frequentar a escola foi ao longo da vida construindo uma leitura acerca dos fenômenos do mundo.

   A atividade de campo do Projeto Estaleiro de Saberes, aconteceu na Casa da Memória do Piató Chico Lucas e na Escola Municipal Sete de Setembro, houve também uma caminhada pelos arredores da comunidade onde foi possível conhecer o Serrote Pelado, tendo por guia Chico Lucas, que a todo o momento fazia interlocuções explicativas sobre o local, instigando o pensamento crítico-reflexivo sobre os fenômenos naturais, deixando clara a importância de conhecermos o nosso lugar.

Livro em pdf:  Um Sábio na Natureza

Como diz Chico Lucas, “é preciso vir aqui na chapada para conversar com essas pedras, passar horas a ouvir o vento, pois não existe coisa melhor quando se quer resolver os problemas”.

Veja mais fotos

Veja o vídeo no YouTube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s